top of page
"A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc."
Tornou-se uma modalidade apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e com isso, a sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um desporto olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada nos aparelhos da forma como se conhece hoje.
As apresentações da ginástica artística são individuais sendo disputadas por equipas, são realizadas em diferentes aparelhos sob um conjunto de exercícios e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controlo do corpo.
Os aparelhos da ginástica artística masculina são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina
Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas.
Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.
bottom of page